Afetividade: o que fazer com ela ?

afetividade


Muitas vezes, deparamo-nos com o uso do termo afetividade, sem, no entanto, referirmo-nos corretamente ao que significa. Vemos, muitas vezes, a associação da afetividade à sexualidade, como se fossem a mesma coisa.

Todavia, como explica Paulo Dalgalarrando, a afetividade é a dimensão psíquica que dá cor, brilho e calor a todas as vivências humanas.

No clássico "Tecendo o Fio de Ouro", Emmir Nogueira e Silvia Lemos apontam cinco vivências afetivas, que comporiam o "armário" da afetividade, sendo suas "gavetas" de baixo para cima: humor, emoções, sentimentos, afetos e paixões.

Vê-se, portanto, que afetividade e sexualidade não são a mesma coisa. Como sabemos, a sexualidade faz parte da nossa identidade, nos define como homem ou mulher. Esta sexualidade vai sempre externar-se também pelas vivências afetivas. Por exemplo: um homem vive emoções de uma maneira diferente de uma mulher, mesmo que haja algumas similaridades entre essas emoções.

É importante dizer que uma pessoa é considerada psiquicamente madura, equilibrada, quando não se deixa governar por suas vivências afetivas. Ao contrário do que se vê e ouve na mídia, adulta, psiquicamente falando, é uma pessoa cujas inteligência e vontade dominam seus afetos, paixões, sentimentos, humor e emoções. A mídia estampa que se deve fazer o que se sente, que sempre se deve viver uma paixão, que se deve deixar-se conduzir pelos sentimentos.

Todavia, a condução da vida humana pelos instintos animaliza o ser humano. Mais humanos serão o homem e a mulher que ordenarem sua afetividade para o amor, permitindo que Deus ilumine sua inteligência e vontade, para conduzirem sua afetividade para o verdadeiro amor, o qual não busca seus próprios interesses, reconcilia-se com o outro, perdoa o agressor, pensa no bem do outro e da humanidade inteira.

Assim, o ser humano experimenta a verdadeira liberdade, formada pela responsabilidade de quem ama.

Shalom!

Álvaro Amorim.

Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Imagem: http://www.sxc.hu/photo/440262

2 Comentários:

Toinha comentou:

Alvaro você fez dez anos de shalom, mas quem ganhou o presente fomos nós, Grupo Famílias de Nazaré, obrigado pelo seu sim que Deus te abençoe.
Itamar e Toinha.

Álvaro Amorim comentou:

Queridos Itamar e Toinha,
Pregar no grupo de vocês foi um verdadeiro presente de aniversário de 10 anos de caminhada na Obra Shalom!
Deus os abençoe sempre!
Shalom!
Álvaro Amorim.
Consagrado na Comunidade Católica Shalom!

Postar um comentário