Lectio divina: O perfeito amor lança fora o temor!


     
     Com a graça de Deus, realizemos a nossa lectio divina da manhã! 
     Mas antes, não deixe de ler o artigo "Ano novo, vida nova!", para você fazer bem esta lectio divina. 

     1º degrau: Leitura.
     Abra a sua Bíblia na Primeira Carta de São João, capítulo 4, versículo 11. Nossa lectio divina irá até o versículo 18.
     Vamos ler a leitura do dia de hoje: Primeira Carta de São João, capítulo 4, versículos 11 a 18:

     “11.Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros. 12.Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito. 13.Nisto é que conhecemos que estamos nele e ele em nós, por ele nos ter dado o seu Espírito. 14.E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15.Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. 16.Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.  17.Nisto é perfeito em nós o amor: que tenhamos confiança no dia do julgamento, pois, como ele é, assim também nós o somos neste mundo. 18.No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor.”

     Agora leia novamente este texto bíblico por mais 4 vezes, procurando perceber o que a palavra diz.
     Esta é uma palavra de verdadeira libertação! Ela nos liberta de muitos mitos que tentam nos distanciar de Deus e dos irmãos!
     São João, o discípulo amado, inspirado pelo Espírito Santo, mostra que, como Deus nos amou, devemos amar nossos irmãos. E como foi que Deus nos amou ? Entregando seu próprio Filho, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar. Deus nos amou dando a vida por cada um de nós. Assim, devemos amar nosso irmão: dando a vida para que ele tenha vida, encontre-se com o amor de Deus, Jesus Cristo!
     Tudo o que é diferente desse amor não é amor! Se houver temor, medo de ser castigado, punido, sentimento de culpa, remorso, não é amor, não vem de Deus! “O perfeito amor lança fora o temor”.

     2º degrau: Meditação.
     O que o texto diz para mim ?
     O Senhor me diz que devo lançar fora tudo o que não é amor para amá-lo e amar meus irmãos com o amor de Deus!
     Assim, não devo ter medo de ir para o inferno, não devo ter remorso ou sentimento de culpa.
     Pequei ? Procuro um sacerdote e confesso meus pecados! Perdoado por Deus, sou uma nova criatura, que lançou fora tudo o que era ruim e permanece no amor, em Deus!
     Devo amar a Deus e aos meus irmãos como Deus me ama: sem medo, sem culpa, sem sentimentos ruins, mas dando a vida por eles!

     3º degrau: Oração.
     Qual a minha resposta a Deus mediante esta palavra ?
     Senhor, tu me amas demais!
     Eu quero acolher todo o teu amor agora, Jesus, e assim deixar que o teu Espírito lance fora tudo o que não for amor, quero amar, decido amar, escolho o amor! Eu te escolho, Jesus Cristo!
     Quero amar também os meus irmãos, quero lançar fora do meu coração todo sentimento ruim e permanecer somente no amor, em ti, Jesus!

     4º degrau: Contemplação.
     Contemplar é permanecer no Coração traspassado de Jesus, bebendo da fonte da Paz! Por isto, não é uma ação nossa, é comunhão com o próprio Deus, que faz milagres em nós por meio de sua Palavra viva, encarnada, seu Filho Jesus Cristo!
     Podemos orar:
     Jesus Cristo, meu Senhor e meu Deus, ama-me agora e conduze-me a amar a ti e aos meus irmãos! Com o teu amor, vence-me, Senhor! Eu me rendo ao teu amor! Estou cansado de lutar, de dar uma de durão, de ter um coração de pedra! Eu decido livremente amar, Jesus! Quero te amar assim e amar meus irmãos também! Vem, amor de Deus, sobre mim! [Pausa]
     Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém!
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Share/Bookmark

Creative Commons License

Comentários:

Postar um comentário