Lectio divina: Deus se fez homem sem deixar de ser Deus!




     
     Chegou o momento da nossa lectio divina da manhã!
     Para entender o método da lectio divina, leia, antes, o artigo "Ano novo, vida nova!"
      
     1º degrau: Leitura.
     Abra a sua Bíblia na Primeira Carta de São João, capítulo 3, versículo 22. Nossa lectio divina irá até o capítulo 4, versículo 6.
     Vamos ler a leitura do dia de hoje: Primeira Carta de São João, do capítulo 3, versículo 22, até o capítulo 4, versículo 6:

     “22. Tudo o que lhe pedirmos, receberemos dele porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável a seus olhos. 23.Eis o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos mandou. 24.Quem observa os seus mandamentos permanece em (Deus) e (Deus) nele. É nisto que reconhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu. 1.Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo.  2.Nisto se reconhece o Espírito de Deus: todo espírito que proclama que Jesus Cristo se encarnou é de Deus;  3.todo espírito que não proclama Jesus, esse não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo.  4.Vós, filhinhos, sois de Deus, e os vencestes, porque o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo.  5.Eles são do mundo. É por isto que falam segundo o mundo, e o mundo os ouve.  6.Nós, porém, somos de Deus. Quem conhece a Deus, ouve-nos; quem não é de Deus, não nos ouve. É nisto que conhecemos o Espírito da Verdade e o espírito do erro.”

     Agora leia novamente este texto bíblico por mais 4 vezes, procurando perceber o que a palavra diz.
     A palavra fala da encarnação do Verbo. Como diz o Catecismo da Igreja Católica, em seu parágrafo 461, “a Igreja chama “Encarnação” ao fato do Filho de Deus ter assumido uma natureza humana, para nela levar a efeito a nossa salvação.” E, no parágrafo 463, afirma o Catecismo: “A fé na verdadeira Encarnação do Filho de Deus é o sinal distintivo da fé cristã”. Assim, só pode se dizer cristão quem crê na encarnação do Verbo! É cristão quem crê que Jesus é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus!
     Por isto, a partir da nossa fé na encarnação do Verbo, cremos no nome de Jesus Cristo, cremos que Jesus é o nosso Senhor e Deus, que ele nos fez filhos do mesmo Deus que é Pai, que somos todos irmãos, chamados a nos amarmos uns aos outros, como ele nos ama.
     Tudo o que vai contra esta nossa fé não deve ser acolhido por nós. Toda doutrina que não proclama Jesus como o Senhor deve ser rejeitada.
     Somos chamados a amar todas as pessoas, mas a rejeitar toda doutrina que não declara que Jesus Cristo veio na carne, que não o reconhece como nosso Senhor e Salvador.
      
     2º degrau: Meditação.
     O que o texto diz para mim ?
     A Palavra me fala que, pela sua natureza humana, Jesus me salvou. A Palavra me convida assim a louvar a santa humanidade de Jesus Cristo, a reconhecer que o Verbo se fez carne, que Jesus, em sua carne, na cruz, assumiu todas as minhas feridas, dores, sofrimentos, fraquezas, pecados. Assim fui salvo! Por isso, sou capaz de amar, de não parar nas minhas feridas, limitações, fraquezas, mas posso ir além disto tudo, posso amar meu irmão, minha irmã, sou capaz de perdoar. O Espírito do Senhor, pelo meu batismo, está em mim, como diz a Palavra: “o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo” (I Jo 4, 4).
     Creio no nome de Jesus Cristo, nome que tem poder sobre toda morte, sobre minha carne, sobre a minha vida. Amo meu irmão, minha irmã, porque Jesus me ama, porque ele derrama sobre mim seu Amor, o Espírito Santo.
     Assim, posso louvor Jesus Cristo, meu Salvador, meu Senhor e meu Deus! No Espírito Santo, eu te louvo, Jesus!
      
     3º degrau: Oração.
     Qual a minha resposta a Deus mediante esta palavra ?
     Senhor, só posso te louvar, engrandecer teu santo nome! Sim, Jesus, tu me salvaste, tu me amas e me capacitas a amar aquela pessoa que mais exige de mim o verdadeiro amor!
     Eu te louvo, Jesus Cristo, por tua santa humanidade, pela tua salvação! Eu confesso que tu és meu Senhor e meu Deus! A partir de hoje, nada mais exerce senhorio sobre mim, nem as minhas fraquezas, nem meus limites, nem meus pecados! Mas somente tu és o meu Senhor! Por isto, Jesus, eu sou livre e eu decido amar! Eu escolho o amor! Eu escolho o perdão! Com a tua graça, que eu acolho agora, vou procurar aquela pessoa e perdoá-la, amá-la, abraçá-la!
     Bendito seja o teu nome, Jesus, nome de poder, nome de amor!
     
     4º degrau: Contemplação.
     A contemplação é graça de Deus. Ele opera maravilhas em nós pelo seu Filho Jesus Cristo, a Palavra encarnada!
     Então, podemos orar:
     Jesus Cristo, Palavra de Deus encarnada, eu te amo! Bendito sejas tu, Senhor, porque tu me libertaste pela tua Palavra! [Pausa]
     Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém!
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Share/Bookmark

Creative Commons License

Comentários:

Postar um comentário