Lectio divina: Amamos, porque Deus nos amou primeiro!


     
     Graças a Deus, ele mesmo providenciou a nossa lectio divina matutina!
     Antes, porém, confira uma fundamental explicação sobre lectio divina no artigo "Ano novo, vida nova!" 

     1º degrau: Leitura.
     Abra a sua Bíblia na Primeira Carta de São João, capítulo 4, versículo 19. Nossa lectio divina irá até o capítulo 5, versículo 4.
     Vamos ler a leitura do dia de hoje: Primeira Carta de São João, capítulo 4, versículo 19, até o capítulo 5, versículo 4:

     “19.Amamos, porque Deus nos amou primeiro. 20.Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. 21.Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão. 1.Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado. 2.Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3.Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, 4.porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

     Agora leia novamente este texto bíblico por mais 4 vezes, procurando perceber o que a palavra diz.
     Esta é uma palavra de poder! Deus vai mudar sua vida hoje, por meio desta palavra!
     O centro desta palavra é o versículo 19, do capítulo 4: “Amamos, porque Deus nos amou primeiro”.
     Amar a Deus e ao próximo seria totalmente impossível se o amor de Deus não tivesse sido derramado em nossos corações, se Deus não nos tivesse amado primeiramente, antes de tudo!

     2º degrau: Meditação.
     O que o texto diz para mim ?
     Porque Deus nos amou, agora somos capazes de amá-lo e de amar o próximo. Por isto, podemos obedecer o mandamento de Deus, que nos orienta a amá-lo sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos! Deus jamais poderia nos mandar amar se ele não nos tivesse amado antecipadamente.
     Como Deus nos ama, somos capazes de amar, de perdoar nossos irmãos!
     Hoje, apoiado no amor de Deus, eu posso viver a Verdade, amar aquela pessoa que me feriu, que me ofendeu, que me agrediu, que me humilhou! Amando aquela pessoa, eu amo o próprio Deus, e permaneço na Verdade!

     3º degrau: Oração.
     Qual a minha resposta a Deus mediante esta palavra ?
     Senhor, hoje, com a tua graça, eu decido perdoar! Eu perdoo, Senhor, aquela pessoa que me feriu! Sim, Jesus, porque tu me amaste e me amas, eu posso amar! Só posso dar o que recebi! Como eu recebi agora o teu amor, posso dar este amor àquela pessoa que tanto necessita de ti, Jesus! Antes, eu não conseguia perdoá-la, mas agora, com o teu amor, eu a perdoo, em teu nome, Jesus!

     4º degrau: Contemplação.
     A contemplação não é fruto da nossa iniciativa. É graça de Deus. Por meio de Jesus Cristo, a Palavra, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, Deus realiza em nós maravilhas!
     Assim, oremos:
     Jesus Cristo, meu Senhor e meu Deus, eu te louvo porque o teu amor supera tudo, o teu amor vence o ódio, e eu acolho todo o teu amor agora, neste momento, Senhor! [Pausa]
     Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém!
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Share/Bookmark

Creative Commons License

Comentários:

Postar um comentário